Geração Z e o Mercado de Trabalho

A geração Z, nascida aproximadamente entre a década de 1996 a 2010, é conhecida por ser influente, única e moldada pela era digital e pelas complexidades do século XXI, sendo essa a primeira geração a crescer em um mundo totalmente digital, imersos ao avanço da tecnologia através de redes sociais, celulares e plataformas online como a de streaming.

Tendo em vista este fácil acesso, essa geração obteve uma mentalidade diferente em relação ao mercado de trabalho e o empreendedorismo, seguindo como exemplo as startups e influencers digitais, assim, buscam a sua autonomia e oportunidade para criar o próprio negócio baseado em suas perspectivas e expectativas.

Com o crescimento das profissões independentes relacionadas a GenZ, as organizações têm encontrado dificuldades em obter mão de obra qualificada em diversos setores do mercado, além da instabilidade, falta de comprometimento, impaciência e incompatibilidade com as outras gerações.

Uma das maiores questões se encontra na desistência repentina de seus trabalhos, por não se identificarem com a cultura e valores da empresa e, também por se sentirem sobrecarregados e estressados. Outro ponto relevante é a flexibilidade, a nova geração encontra dificuldades em estabelecer vínculo com empresas que tendem a cumprir uma carga horária comercial.

A revista Exame (2024) aponta que sempre foi um ponto delicado a relação entre as expectativas dos jovens com a realidade das empresas, porém, hoje tem se intensificado com a nova geração. Pensando em todas essas questões, podemos incitar que à medida que as gerações vão entrando no mercado de trabalho, novos desafios são encontrados, novas questões são levantadas e novas soluções são criadas.


Compreender essa geração é fundamental para as organizações e para a sociedade em geral, pois eles estão rapidamente emergindo como agentes de mudança em diversos aspectos da vida moderna.

A Parma Consultoria é líder em orientar empresas na adaptação aos desafios trazidos pela geração Z no mercado de trabalho. Oferecemos consultoria especializada na atualização dos modelos de gestão e no aprimoramento de lideranças para acolher estes novos talentos. Além disso, auxiliamos na seleção e recrutamento desses profissionais, assegurando sua plena integração à cultura organizacional.


Referências

BONFIM, Marcos. Conexão entre a geração z e empresas: com aporte de R$ 3,5 milhões, startup portuguesa chega ao Brasil. Exame., 20 mar 2024.
Disponível em: https://exame.com/negocios/conexao-entre-geracao-z-e-empresas-com-cheque-de-r-35-mi-startup-portuguesa-chega-no-brasil/
Acesso em: 02 abr 2024.

Veja Mais
Conciliando Trabalho e Vida Pessoal

Conciliando Trabalho e Vida Pessoal

A busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é uma jornada desafiadora enfrentada por muitos indivíduos na sociedade moderna. Enquanto a carreira profissional muitas vezes demanda tempo, energia e dedicação, a vida pessoal abrange pontos importantes, como relacionamentos familiares e bem-estar emocional.

Home Office e a volta do Trabalho Presencial

Home Office e a volta do Trabalho Presencial

Nos últimos anos, o trabalho remoto também conhecido como home office, emergiu como uma tendência significativa no mundo corporativo e teve seu auge na pandemia da Covid 19, como uma solução para o mantimento de muitas empresas, se mostrando necessário e funcional, porém, sem garantia de acertos e com um vasto campo a ser descoberto.

Geração Z e o Mercado de Trabalho

Geração Z e o Mercado de Trabalho

A geração Z desafia empresas com autonomia e empreendedorismo. A Parma Consultoria oferece soluções para adaptar organizações a esses talentos, com atualização em gestão, liderança e recrutamento.

Recrutamento e Seleção: Abordagem

Recrutamento e Seleção: Abordagem

Legenda imagem Recrutamento e seleção são processos vitais para qualquer organização. Eles desempenham um papel fundamental na construção de uma equipe forte e competente, que é essencial para o sucesso