Nos últimos anos, o trabalho remoto também conhecido como home office, emergiu como uma tendência significativa no mundo corporativo e teve seu auge na pandemia da Covid 19, como uma solução para o mantimento de muitas empresas, se mostrando necessário e funcional, porém, sem garantia de acertos e com um vasto campo a ser descoberto.
O crescimento dessas ferramentas online tem possibilitado cada vez mais empresas a adotarem o modelo de trabalho flexível. Além disso, ambas as partes tendem a se beneficiar com esse modelo contando com a redução de estresse, flexibilidade, equilíbrio na vida pessoal e profissional e redução de gastos com espaço físico, por exemplo.
No entanto, as organizações têm encontrado dificuldades em relação ao novo modelo. Em algumas empresas, há um déficit na produtividade, sendo necessário um maior número de reuniões e avaliações de desempenho. Também se destaca a complexidade para mensurar a produtividade de seus colaboradores e manter uma comunicação assertiva e constante e, a falta de interação presencial tem prejudicado a comunicação e o desenvolvimento de relacionamentos profissionais.
Existem situações adversas que fogem do controle organizacional, sendo essas prejudiciais ao rendimento e a qualidade de vida de cada profissional. Segundo a plataforma Itforum (2020), “o trabalho remoto pode ainda dificultar a separação da vida privada e profissional, desestimular o senso de pertencimento corporativo e prejudicar o fortalecimento da cultura organizacional”.
As intercorrências que cada pessoa pode ter fora de um local físico de trabalho tem se tornado um desafio para as empresas, além de maiores gastos com adaptações tecnológicas e manutenções constantes de redes e sistemas, perdendo assim, o intuito real do trabalho remoto, que seria qualidade de vida e diminuição de gastos.
Com todas essas avarias, as organizações têm questionado se vale a pena continuar acreditando no trabalho remoto. Algumas já tem voltado a modalidade presencial ou migrando para a híbrida, com o intuito de melhorar seus rendimentos e a vida do trabalhador.
A Parma Consultoria é pioneira em orientar empresas nas adaptações e atualizações que o mercado de trabalho vem exigindo. Oferecemos consultoria especializada no qual trabalhamos os desafios atuais da era digital. Oferecemos também, recrutamento e seleção, assegurando a integração e adaptação dos profissionais com a cultura da empresa.
Referências
O impacto do home office nos negócios e na gestão de pessoas. Itforum, 2020.
Disponível em: https://itforum.com.br/noticias/o-impacto-do-home-office-nos-negocios-e-na-gestao-de-pessoas/
Acesso em: 03 abr 2024.